GeralÚtimas Notícias

Informativo da Prefeitura Municipal de Espumoso

0
Compartilhe este post

Você sabe como separar o lixo que produz?

Para ser um participante ativo dessa campanha, é preciso saber como separar corretamente o lixo seco do lixo úmido.

O lixo úmido (ou orgânico) é composto por restos de alimentos, cascas e ossos, pó de café e de chá, galhos e podas. Separados e reciclados, podem servir de adubo na produção agrícola ou como insumo para gerar energia.

O lixo seco, por sua vez, é todo o resíduo feito de papel (como caixas longa vida), vidro (potes de café), metal (latas de alumínio) e plástico (garrafas PET). Podem gerar emprego, renda e poupar recursos naturais. Com garrafas PET, por exemplo, é possível produzir vassouras ecológicas ou um novo plástico.

Veja como separar corretamente o lixo reciclável em casa:

– Não misture lixo orgânico com recicláveis – o primeiro passo para começar a separar o lixo é separar as sobras de alimento, como cascas de legumes e frutas do lixo reciclável.

– Lavar as embalagens recicláveis – ao descartar embalagens de leite, garrafas pet ou latas, passe uma água antes de colocá-las no lixo. Evita o acúmulo de mosquitos e insetos.

– Vidros – Garrafas e frascos podem ser depositados normalmente, mas se o vidro estiver quebrado ou qualquer outro material cortante, como lâmina de barbear, por exemplo, embrulhe em algum papel (tipo jornal) ou coloque-os em uma caixa para evitar que os coletores ou qualquer outra pessoa se machuque.

– Papéis – Ao descartar os papéis lembre-se que papel sujo não é reciclável. Devem ser dobrados e não amassados. Dê preferência para os que estiverem secos.

A reciclagem reduz, de forma significativa, o impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para muitas pessoas.

Produção e Edição: Criare Agência

Mais em Geral