Como é tradição na Marinha do Brasil, o Tonelero foi batizado pela primeira-dama Janja Lula da Silva. “Eu batizo o submarino Tonelero. Que Deus abençoe este submarino e todos os marinheiros que nele navegarem”, disse Janja.
O submarino ainda passará por testes para avaliar os sistemas de combate e navegação, além de sua estabilidade no mar.
A embarcação faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), uma parceria entre o Brasil e França firmada em 2008, com orçamento de aproximadamente R$ 40 bilhões.
O Tonelero é o 3º submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil, através do Prosub. O programa de transferência de tecnologia entre os países pretende entregar 5 submarinos, sendo 4 convencionais e 1 nuclear, até 2033.
Atualmente, 2 submarinos desenvolvidos pelo Prosub já estão em operação: Humaitá e Riachuelo. O programa contempla ainda a construção do S-BR Angostura (S43) e do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) Álvaro Alberto.
Raio-X do submarino

Reprodução Rede Globo
Com 71,62 metros de comprimento, 6,2 m de diâmetro e 15 m de altura, o Tonelero é o 5º submarino da frota brasileira e o 3º com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil.
O S42 tem capacidade de deslocamento de 1.870 toneladas e pode ficar em operação por até 70 dias. O submarino foi construído para superar a profundidade de 250 metros e atingir uma velocidade máxima de 37 km/h.
Em seu interior, o Tonelero pode transportar até 35 pessoas. Sua tripulação atual conta com 27 praças e 8 oficiais da Marinha. O submarino conta com duas escotilhas e é dividido em 17 compartimentos principais.
Mísseis e torpedos
O novo equipamento das Forças Armadas do Brasil será equipado com 6 turbos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas. O Sistema de Combate do submarino tem ainda sensores acústicos, eletro-ópticos e óticos, além de equipamentos de guerra eletrônica.
G1