PUBLICIDADE

Gasolina de melhor qualidade vira padrão a partir de agosto

Compartilhe este post

Nova gasolina terá maior eficiência e promete ajudar a diminuir o consumo dos automóveis

A partir do dia 3 de agosto, motoristas que abastecerem seus veículos contarão com uma gasolina de melhor qualidade, mais parecida com o combustível utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa. A mudança atende à determinação da Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP), e fará com que o combustível alcance padrões internacionais de qualidade.

Entretanto, nem tudo são flores. Com isso, espera-se um aumento nos preços.

Entre as principais mudanças, agora o combustível terá a octanagem aumentada e fixada, em suma sua capacidade de resistir à queima dentro do motor, e, consequentemente seu rendimento.

Atualmente o índice de octanagem da gasolina comum é de 87, com as novas especificações passará para 91, o que representa uma redução de 4% a 6% no consumo a cada quilômetro rodado.

De acordo com a ANP, o objetivo é evitar problemas mecânicos como detonação do motor, especialmente em veículos mais recentes, além de proporcionar menor consumo de combustível.

Em seu canal oficial no YouTube, a Petrobrás explica em detalhes o que é a octanagem.

A mudança irá padronizar o produto comercializado para o consumidor brasileiro. Nos últimos 10 anos, o Brasil aumentou em 10 vezes o número de barris importados, fazendo com que grande parte da gasolina vendida por aqui viesse de fora. Isso gerava uma disparidade na qualidade do combustível, uma vez que havia grandes diferenças entre o produto nacional e o importado. A partir do próximo mês, os níveis de qualidade serão mais similares.

*Diário da Manhã

Leia mais

PUBLICIDADE