PUBLICIDADE

Retorno da gestão compartilhada será definida hoje

Compartilhe este post

O gabinete de crise e o governador Eduardo Leite reúnem-se nessa sexta-feira com a Famurs e prefeitos das Associações regionais para definir e detalhar o retorno da gestão compartilhada no sistema de Distanciamento Controlado, mesmo com o Estado em bandeira preta, o que deve se confirmar para a próxima semana.

Nestes encontros, serão analisados os indicadores que, até a quarta-feira, apresentavam ligeira melhora a redução na taxa de transmissão de 2,35 em meados de fevereiro para 1,4.

Segundo o governo, essas alterações, mesmo que pequenas, são reflexos das duas semanas e meia de restrições mais severas adotadas pelo Estado para frear o contágio e a disseminação do vírus, que incluiu a suspensão da cogestão regional e de atividades entre 20h e 5h, segundo relatou ontem o governador.

O governador Eduardo Leite manifestou esta semana que se houver confirmação da estabilidade ou redução de casos, o retorno da gestão compartilhada pode ocorrer a partir da próxima semana. No entanto, advertiu que as restrições na bandeira vermelha serão maiores do que habitualmente vinha ocorrendo. Outro ponto que deve pesar para a decisão é o fôlego da população, no quesito econômico.

Indicadores da região

Os indicadores região também apresentam pequena melhora, segundo análise do Observatório Regional da Saúde, coordenado pelo professor Julcemar Zilli, da UPF.

Dos 11 indicadores com base em dados atualizados até dia 15/03, a Média Ponderada fechou em 2,45 frente a 2,60 de sexta-feira (12/03) influenciada pela melhora nas hospitalizações confirmadas e pela redução nos pacientes Covid em leitos clínicos.

Na análise comparativa com o mesmo período da semana passada observa-se redução nas hospitalizações em 10,33%; aumento de 4,08% nas internações de síndrome respiratória aguda grave; queda de 5,90% nos pacientes Covid em leitos clínicos; aumento de 1,02% nos pacientes Covid em UTI; redução de 3,95% nos óbitos.

COVID-19 EM PASSO FUNDO
22.849 Infectados
347 Mortes
21.548 Recuperados
18.386 Vacinados
*Rádio Uirapuru

Leia mais

PUBLICIDADE