O mês de Outubro teve início nessa semana, o mês simbolizado pela cor rosa. E como não falar no Outubro Rosa Pet que é de tamanha importância por ser o mês da prevenção das neoplasias mamárias caninas e felinas.
Normalmente as neoplasias são associadas com idades mais avançadas entre 6 e 8 anos, mas isso não é uma regra, podendo sim acontecer em animais mais jovens.
Muitos são os fatores que predispõem o seu desenvolvimento, sabemos que os hormônios contraceptivos indevidamente utilizados para que o animal não tenha cio são muito prejudiciais e que são a principal causa de neoplasias mamárias, podendo ocasionar grandes efeitos, estes por possuírem uma grande quantidade de hormônios. São comercializados, para uso oral e injetável, o uso injetável é vendido como dose única.
A maneira e o período do ciclo em que o animal está quando é aplicado também pode influenciar, claro que está não é somente a causa do aparecimento dessas neoplasias, existem outras citadas na literatura como por exemplo mastites não tratadas, hipóteses de causas virais e até mesmo fatores nutricionais, entre outros.
Lembre-se de que se você notar algum aumento de volume na mama do seu animal é muito válido você o levar para uma consulta com o profissional médico veterinário de sua confiança. Essas neoplasias podem ser de caráter benigno ou maligno.
Ressalto aqui que o tratamento é cirúrgico na maioria dos casos, após prévios exames importantes, como citologia, raio x do tórax, além de exames de sangue, entre outros. Estudos recentes demonstraram que castrar os animais antes do primeiro cio pode auxiliar e muito para que o animal não venha a desenvolver futuramente esses tumores, bem como até o terceiro cio pode ajudar, mas claro que em menor efetividade.
A castração é um ato de amor, procure um médico veterinário, se informe e castre, acredito que seja a melhor forma de prevenir essas e outras enfermidades, confio que se preconizarmos a saúde e bem estar animal acima de tudo teremos resultados satisfatórios sempre.
Por:
Maiara Camargo Vieira
Médica Veterinária
CRMV/ RS- 18096






