O sol predomina em quase todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (8), sob a influência de uma massa de ar seco associada a um centro de alta pressão atmosférica. O primeiro dia útil será um resumo do que deve ser esta semana no estado gaúcho com muito sol, noites frias e tardes de temperatura agradável na maioria das localidades.
Nuvens até são esperadas hoje na maior parte das regiões do Estado, mas serão poucas. No Oeste, inclusive, ocorrem momentos com céu claro. Em áreas mais ao Norte, ao contrário, haverá mais nuvens na divisa com Santa Catarina e não se descarta instabilidade isolada.
Massa de ar frio traz amanhecer de temperatura baixa para o Sul e o Leste gaúcho que vão ter um dia muito agradável para esta época do ano. No Oeste, no Noroeste e mais ao Norte do Estado, porém, a influência do ar frio não chega a ser significativa e as mínimas não caem tanto. Da mesma forma, as máximas sobem mais com calor no período da tarde.
Grande parte dos municípios gaúchos terá nesta segunda-feira máximas entre 20ºC e 25ºC à tarde, entretanto na Fronteira Oeste e no Noroeste os termômetros podem indicar 29ºC em Uruguaiana e Itaqui enquanto em Santa Rosa pode fazer até 31ºC. Em Espumoso, a máxima deve chegar aos 29ºC, em um dia de tempo firme, com sol entre nuvens, sem previsão de chuva.
Uma grande massa de ar frio de trajetória oceânica vai trazer uma semana incomum para o mês de novembro no RS e derrubar a temperatura em grande parte do Sudeste do Brasil. As marcas nos termômetros podem ficar muito abaixo da média do que é normal para esta época do ano por vários dias seguidos.
Com informações de MetSul Meteorologia.






