O primeiro amanhecer da primavera de 2022 teve neve acumulada no solo no distrito do Cruzeiro, em São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, a uma altitude de 1.500 metros. Trata-se de um evento meteorológico histórico não apenas por ser uma neve muito tardia como com acumulação em plena estação das flores.
Conforme a Metsul Meteorologia, a neve foi consequência da interação da instabilidade da circulação de umidade de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul com o ar polar de trajetória continental ingressando pelo Norte da Argentina, o modelo clássico para a ocorrência de neve no Sul do Brasil.
Para o sábado, a massa de ar seco e frio segue definindo as condições do tempo na região, e o vento mantém a sensação térmica bastante baixa. O dia começa com temperaturas baixas e com geada, principalmente nos pontos mais altos da região. Porém, assim que o sol aparece, a sensação de frio diminui e garante uma tarde bem agradável. À noite fará frio.
O aquecimento gradual começa no domingo, e na terça-feira a máxima será de 26ºC, antecipando nova frente fria que trará chuva para a região.
Fonte: MetSul Meteorologia: https://metsul.com/neve-nas-primeiras-horas-da-primavera-branqueia-paisagem-no-sul-do-brasil/ .
Foto de @CaioFloripa.






