No mês de junho, em Cambos Borges, os Grupos de Educação em Saúde foram realizados com sucesso, trazendo importantes informações sobre Fitoterapia e promovendo hábitos saudáveis. As atividades foram organizadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde, com o apoio da enfermeira Camila Ferrari, da técnica de enfermagem Lenise Castoldi e da farmacêutica Flávia Bertani.
Durante os encontros, os participantes tiveram a oportunidade de receber palestras do extensionista da EMATER, Fernando Missio, que abordou a prática da Fitoterapia, a qual está sendo gradualmente introduzida nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Fernando ensinou aos presentes como fazer um gel fitoterápico da planta Erva Baleeira (Cordia verbenacea), que é utilizado no tratamento de processos inflamatórios associados a traumas, entorses, contusões, dores de artrites e artroses. Além disso, a planta pode ser utilizada na forma de tinturas, emplastros, pomadas e como tempero. Vale ressaltar que a Erva Baleeira foi cultivada no Horto da Unidade da Vila Operária.
Para o lanche durante os encontros, as Agentes de Saúde prepararam biscoitos de aveia com banana, que foram distribuídos juntamente com a receita para que os participantes pudessem reproduzir em casa.
Além das palestras e do lanche saudável, os participantes tiveram a oportunidade de verificar sua pressão arterial e glicemia capilar (Hgt). Ao final do encontro, todos receberam um frasco com o gel fitoterápico confeccionado durante as atividades.
A Secretária de Saúde, Liamara Toledo Lira, ressalta a importância dos Grupos de Educação em Saúde, destacando que essas ações possibilitam a promoção da saúde, a prevenção de doenças e contribuem para um tratamento precoce e eficaz. Além disso, os grupos capacitam os indivíduos e promovem a construção de novos conhecimentos, levando a uma prática consciente de comportamentos preventivos.
Liamara também destaca que a Fitoterapia é uma prática que permite ao ser humano reconectar-se com o ambiente, auxiliando o organismo a normalizar suas funções fisiológicas prejudicadas.
A Farmacêutica e a Secretária enfatizam que a Farmácia Básica Municipal atualmente disponibiliza sete medicamentos fitoterápicos em sua Relação de Medicamentos, com destaque para a Espinheira Santa, utilizada no tratamento de úlceras, gastrite, problemas digestivos e como antiespasmódico. A Unidade de Saúde tem realizado um trabalho de substituição do omeprazol pela Espinheira Santa, pois esta última acarreta menos riscos a longo prazo. O uso prolongado de omeprazol pode prejudicar a absorção de diversas vitaminas e minerais, além de estar associado a quadros de demência.
Com essas iniciativas, os Grupos de Educação em Saúde têm desempenhado um papel fundamental na disseminação de conhecimentos sobre Fitoterapia, promovendo a adoção de hábitos saudáveis e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.






