Ah, as ovelhas da Grécia! Parece que esses cordeirinhos ganharam um novo apreço além do pasto verde e das campinas. Durante as inundacões causadas pela tempestade Daniel, um rebanho em Almyros teve uma experiência inusitada ao se abrigar em uma estufa. Até aí, nada de mais, certo? O problema foi a escolha do cardápio: nada de tradicional grama, mas sim uma plantação de maconha. Resultado? Mais de 100 quilos de folhas verdes “devoradas”. No país, a plantação de cannabis é permitida para fins medicinais.
O proprietário, Yannis Bourounis, não sabe se ri ou se chora. “Com calor, perdemos muita produção. Com as inundações, perdemos o resto. E o melhor, depois de tudo isso, um rebanho de ovelhas entrou no estabelecimento e começou a comer o que restava. Sinceramente, não sei o que dizer”, relatou Bourounis ao portal grego TheNewspaper.gr.
Parece que as ovelhas se tornaram verdadeiras conhecedoras! Bourounis, que se autodenomina o maior produtor de cannabis em estufa na Europa Centro-Oriental, com 20 hectares de produção, teve um dia para lá de movimentado. “Enquanto tentávamos salvar tudo o que podíamos, de repente vemos dentro da estufa ovelhas e cabras pastando normalmente”, conta ele. E acredite, as ovelhas até “deram um show”, saltando mais alto que as cabras!
As pobres verduras da estufa viraram um verdadeiro banquete para o rebanho. Afinal, depois das cheias, era o que havia de mais apetitoso. O problema foi tirar as ovelhas do local, já que, como ele mencionou, “não iam embora de jeito nenhum”.
Com um prejuízo estimado em mais de 14 bilhões, Bourounis está cruzando os dedos para que o governo ajude. “Entendo que o estado não tenha dinheiro suficiente para cobrir todos os danos. Estamos falando de um prejuízo de mais de 14 bilhões”, lamentou. E olha que os animais, além de “curtirem” o festim, ainda produziram um leite que, imagino, deve ter um “gostinho” especial.






