Novidades na escalação contra o Atlético-GO, Monsalve e Soteldo não têm presença garantida na equipe do Grêmio que vai enfrentar o Fluminense, na sexta-feira, às 21h, no Maracanã. Isso porque Renato Portaluppi pode voltar a optar por uma equipe mais defensiva, levando em consideração que o duelo direto é fora de casa.
Após a vitória sobre o Dragão, o treinador tricolor ressaltou que a escolha pelos dois jogadores passou por uma estratégia específica para o jogo. A necessidade de buscar um resultado positivo fez com que abrisse mão de Edenilson, formando a equipe com dois atacantes de velocidade e um centroavante. As últimas atuações abaixo também fizeram com que Cristaldo perdesse lugar no time.
“Sobre as entradas do Soteldo e do Miguel (Monsalve), eles são jogadores do grupo. Eu sempre falo para vocês (imprensa) que eu não tenho titulares, eu tenho um grupo. E dependendo do adversário, vou colocar uma equipe em campo. Sabíamos que encontraríamos dificuldades hoje (sábado), até porque o Atlético era o franco atirador. Coloquei uma equipe mais ofensiva porque a gente precisava do resultado”, explicou Renato.
Com essas mudanças, a equipe ficou mais vulnerável defensivamente, vendo o Atlético-GO chegar com mais perigo ao gol defendido por Marchesín. Em determinados momentos, como admitido por Renato Portaluppi, o Grêmio não foi bem: “Tivemos bons momentos na partida. Em outros momentos também, mais uma vez, deixamos a desejar. Mas aí entra a parte psicológica pela pressão da vitória. No final de tudo isso, a gente conquistou os três pontos importantíssimos”.
Autor de um dos gols diante dos goianos, Soteldo está emprestado pelo Santos até o final do ano. O Tricolor tem a opção de compra por 5 milhões de dólares (R$ 28,5 milhões, na cotação atual), mas a situação está indefinida devido ao alto investimento. Embora nem o próprio técnico tenha continuidade assegurada, Renato defendeu a permanência do venezuelano para a próxima temporada: “Posso opinar, mas foge da minha decisão. Aí é presidente, vice-presidente, executivo, tem que ver a parte financeira do clube. Por que eu gostaria de contar com ele? Porque ele joga pra caramba. Ele joga pra caramba. Ele é abusado mesmo. Eu gosto que seja abusado. Eu gosto do estilo de jogador. Do um pra um, que vai pra dentro. Não porque ele fez o gol, diga-se de passagem um golaço. Mas é um cara que cria muitas oportunidades. Um cara desse você não pode abrir mão. Só se o clube não tiver dinheiro”.
Com a dupla à disposição, o elenco gremista voltou aos trabalhos na segunda-feira à tarde, no CT Presidente Luiz Carvalho. Dodi e Diego Costa retornam de suspensão para encarar os cariocas.
*Correio do Povo






