O sistema de freios do ônibus desgovernado que matou pai e filha em Sapucaia do Sul, na tarde de segunda-feira (24) estava funcionando. A constatação ainda preliminar, com base no trabalho de perícia realizado no local, foi informada ao delegado Gabriel Lourenço, responsável pela investigação do caso.
De acordo com Lourenço, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o acidente e precisará aguardar a conclusão de todos os laudos periciais para definir pelo indiciamento, ou não, do motorista. Familiares das vítimas e populares também prestaram depoimentos, assim com o próprio condutor do veículo.
Apesar de ainda ser necessário aguardar pelo trabalho do Instituto-Geral de Perícias (IGP), já há o diagnóstico preliminar. “A princípio, o sistema de freios estaria funcionando, mas seguimos aguardando as investigações e a chegada do laudo pericial, que vai dizer a forma como o acidente aconteceu, com as circunstâncias que podem ter levado à queda deste ônibus”, disse.
Apesar da constatação inicial, a Polícia Civil não descarta que algum tipo de problema possa ter sido registrado. “Como inicialmente não foi possível identificar nenhum tipo de falha no sistema de freios do ônibus, agora vamos tentar entender se houve falha no acionamento do sistema estacionário”, acrescentou.
Ao ser interrogado pela polícia, o motorista confirmou que estava do lado de fora do veículo no momento em que ele despencou. “Era um pouco antes das 13h e ele estava parado em um local costumeiro, aguardando a horário para início do deslocamento. Ele disse que desceu para fumar um cigarro enquanto esperava um passageiro”, relata o delegado.
Quando estava do lado de fora, o motorista teria escutado um barulho vindo do sistema de freios do veículo, que de imediato despencou ladeira abaixo. O homem ainda teria saído correndo e tentado pedir que as pessoas se afastassem do veículo, que atingiu pai e filha e só parou ao colidir contra o muro de uma residência.
Ainda segundo o delegado, pai e filha tentaram fugir, mas não tiveram sorte. “Quando viu o veículo, esse pai tentou se desvencilhar e escolheu o lado esquerdo da calçada, mas o ônibus acabou indo, justamente, para o lado em que eles estavam, atropelando os dois”, conta Lourenço.
A menina ficou presa às ferragens, ao ser prensada contra as grades da residência em que o veículo atingiu. O pai chegou a ser retirado, mas ambos não resistiram aos ferimentos e morreram ainda no local do acidente.
Entenda o caso
Um ônibus desgovernado atingiu e matou duas em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, na tarde de segunda-feira. O caso foi registrado no início da tarde de segunda-feira, na rua dos Sabiás, bairro Colina Verde.
Segundo a Brigada Militar (BM), as vítimas eram pai e filha, de 62 e 5 anos, respectivamente. O homem foi identificado como Toni Vanderlei de Souza. Ele levava a menina para a escola no momento do ocorrido.
Além da BM, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros também atenderam a ocorrência, até a chegada da Polícia Civil e IGP.
O motorista, que estava na rua quando o ônibus desceu de ré, foi alvo de agressões e precisou ser resgatado por policiais da Força Tática para não ser linchado. A população foi dispersada com uso de força de contenção e balas de borracha não letais.
As despedidas das vítimas acontecem em Sapucaia do Sul, separadamente, nesta terça-feira. O homem será velado a partir das 14h30min na capela do Cemitério Primor. Ele será sepultado às 15h no Cemitério Municipal Pio XII. Já a menina é velada na capela da Funerária Moura desde as 8h30min, mas ainda não há informações sobre o horário do enterro.
Leia a nota da empresa responsável pelo ônibus
A Empresa JANIZ TRANSPORTE LTDA., primeiramente, manifesta seu profundo pesar pelo acidente ocorrido hoje, no dia 24 de março de 2025, na cidade de Sapucaia do Sul.
Correio do Povo






