PUBLICIDADE

Quem são as autoridades brasileiras que vão ficar sem visto dos EUA

Foto: Arquivo/CE
Compartilhe este post

O governo dos Estados Unidos decidiu cancelar o visto não só do ministro Alexandre de Moraes, mas também de outros sete magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi em retaliação a decisão de Moraes de por tornozeleira eletrônica no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Já André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques não teriam sido prejudicados. Mendonça e Nunes Marques foram nomeados por Bolsonaro para o STF. Fux tem questionado votos e penas de acusados de tentativa de golpe no País.

A decisão foi anunciada pelo secretário de Estado do governo de Donald Trump, Marco Rubio. Procurado, o STF não se manifestou.

À exceção de Gilmar Mendes e de Moraes, os demais ministros foram indicados para vaga no STF por gestões petistas. Gilmar foi nomeado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Moraes por Michel Temer (MDB).

A ministra das Relações Institucionais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Gleisi Hoffmann (PT), reagiu à decisão do governo dos Estados Unidos. Segundo Gleisi Hoffmann, a decisão é uma “afronta” ao Poder Judiciário brasileiro e à soberania nacional.
Correio do Povo

Leia mais

PUBLICIDADE