PUBLICIDADE

Arqueólogos descobrem ‘Livro dos Mortos’ enterrado há 3.500 anos

Foto: Reprodução
Compartilhe este post

Uma equipe de arqueólogos fez uma descoberta impressionante no Egito: um cemitério de 3.500 anos com múmias, artefatos funerários e um pergaminho de 13 metros contendo trechos do “Livro dos Mortos”, importante texto religioso do Antigo Egito.

O achado ocorreu na região de Al-Ghuraifa e foi confirmado por autoridades do Conselho Supremo de Antiguidades do país. O manuscrito está bem preservado e reúne fórmulas, encantamentos e orientações que, segundo a crença egípcia, guiavam os mortos em sua jornada pelo além. Conhecido originalmente como “Livro da Saída para a Luz do Dia”, o texto era frequentemente enterrado junto aos corpos como parte dos rituais fúnebres.

Durante as escavações, também foram encontrados sarcófagos de pedra, caixões de madeira, jarros canópicos usados para armazenar órgãos mumificados, amuletos e dezenas de estatuetas shabti — figuras que, segundo a tradição, serviriam ao falecido na vida após a morte.

Especialistas consideram a descoberta de grande valor histórico e religioso. Para estudiosos da tradição funerária egípcia, a extensão e o estado de conservação do pergaminho indicam que se trata de um dos registros mais significativos dos últimos anos, oferecendo novas pistas sobre as crenças e práticas espirituais do Novo Império.

IG

Leia mais

PUBLICIDADE