PUBLICIDADE

Bactéria resistente é identificada na UTI do Hospital Municipal de Novo Hamburgo

Compartilhe este post

Uma bactéria resistente identificada dentro do Hospital Municipal de Novo Hamburgo motivou o bloqueio e evacuação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da casa de saúde. Chamada de “ACINETOBACTER BAUMANNII”, a bactéria pode apresentar alto risco de infecção, especialmente em pacientes hospitalizados.

A presença da bactéria foi detectada, inicialmente, em um paciente, internado na UTI. Nos dias 11 e 15/7, a UTI recebeu pacientes já portadores dessa bactéria e que já se encontravam com medidas de precaução instaladas,
(MEDIDAS DE BLOQUEIO EPIDEMIOLÓGICO). No dia (16/7) houve o primeiro caso de Transmissão Horizontal, (transmissão cruzada) dentro da UTI.

Já no dia (22/7) houve o segundo caso de transmissão e medidas de contingenciamento foram iniciadas após comunicação aos Coordenadores da UTI, intensificação das medidas de precaução de contato e diminuição do fluxo de pessoas dentro da unidade.

No dia 4 de agosto, a unidade foi bloqueada e 7 pacientes precisaram ser realocados para a Sala Amarela,(UNIDADE NEURO VASCULAR) para manter cuidados de Terapia Intensiva.

As cirurgias cardíacas eletivas foram temporariamente suspensas até a mitigação do Surto, com vistas a não expor de forma deliberada outros pacientes.

O atendimento para os demais pacientes que necessitem de terapia intensiva está sendo realizada na Sala Laranja da Emergência do hospital.

Para a desinfecção da UTI, foi necessária a realização do bloqueio temporário, restringindo a entrada de novos pacientes, reforço com as equipes assistenciais e de apoio quanto às medidas de bloqueio epidemiológico e
higiene do mãos, instalação de precaução de contato para todos os pacientes na UTI, realização de exame de rastreio para avaliar colonização de pele pela bactéria para os demais paciente expostos na UTI.

Após os resultados desses exames, no dia 7, a UTI foi evacuada para posterior realização de limpeza terminal (do teto ao piso, incluindo paredes) e limpeza concorrente de todos os equipamentos da UTI.

Notícias 24h

Leia mais

PUBLICIDADE