A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), prendeu, nesta terça-feira (25/11), três homens e apreendeu um adolescente por comércio e destinação ilegal de embalagens de agrotóxicos, em Salto do Jacuí.
Após receber denúncias referentes a compra e venda ilegal de embalagens de agrotóxicos, a equipe do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou a abordagem a dois caminhões na RST 481, quilômetro 70. Ao inspecionar os veículos, foi constatado que eram cargas de embalagens vazias de agrotóxicos diversos (herbicidas, fungicidas, inseticidas), acondicionadas a granel e em bags.
A equipe do 3º BABM foi acionada e constatou que a carga não tinha procedência legal, não sendo apresentada nota fiscal, contrariando a legislação ambiental vigente. Os condutores dos caminhões estavam a serviço de uma empresa de reciclagem, do município de Espumoso, e informaram que as embalagens haviam sido compradas por uma terceira pessoa. As embalagens seriam revendidas para uma recicladora, na cidade de Mormaço, para trituração e comércio e/ou reciclagem, o que é proibido por lei.
Com a apreensão, *uma equipe do 3º BABM foi até a empresa de Cruz Alta, que é licenciada pela Fepam para receber e recolher as embalagens vazias, para checar as informações recebidas, o que foi confirmado, porém descobriu-se que funcionário vendeu clandestinamente as embalagens vazias*. Este *esquema de venda ilegal já acontecia há pelo menos 6 meses, tendo sido vendidas cerca de 18 cargas de embalagens ilegalmente*.
Os *dois motoristas e o funcionário da empresa receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Cruz Alta*, para lavratura do Auto de Prisão em Flagrante e após, conduzidos ao Presídio Estadual de Cruz Alta.
O adolescente de 17 anos foi apreendido. Os caminhões e toda a carga de embalagens foram apreendidos.
Comando Ambiental
“O Braço Verde da Brigada Militar”
Brigada Militar,
A Força da Comunidade
Comunicação Social 3º BABM
Imagens: 3º BABM | Cruz Alta











