PUBLICIDADE

Governo retoma investigações para proteger produtor de leite contra importações ‘desleais’

Foto: Reprodução
Compartilhe este post

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou a retomada das investigações antidumping contra as importações de leite em pó oriundo da Argentina e do Uruguai, uma medida vista como essencial para proteger a cadeia produtiva do leite nacional, especialmente os pequenos produtores, que enfrentam uma crise de rentabilidade diante da concorrência internacional considerada desleal.

Entenda o que motivou a retomada das investigações para proteger produtor de leite

A decisão do governo federal, divulgada pelo ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin no dia 2 de dezembro, atende a um pedido formal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O processo, que havia sido suspenso desde agosto devido a problemas técnicos na petição inicial – como a necessidade de diferenciação entre leite in natura e leite em pó –, foi destravado após revisão técnica e deve prosseguir até junho de 2026.

Segundo a CNA, entre 2021 e 2023, a Argentina exportou leite em pó ao Brasil por um valor 53% inferior ao praticado em seu próprio mercado interno, configurando prática de dumping, ou seja, venda abaixo do custo real para conquistar mercado externo. A entidade defende ainda que, diante do agravamento da crise no setor, o governo antecipe a aplicação de tarifas adicionais antes mesmo do encerramento da investigação.

Compre Rural

Leia mais

PUBLICIDADE