No Rio Grande do Sul, 35 detentos não retornaram aos presídios gaúchos após receberem autorização da Justiça para a saída temporária de fim de ano em 2025, segundo a Polícia Penal. O número corresponde a 1,95% do total de 1.787 detentos que tiveram o benefício concedido no período entre o Natal e o Ano-Novo.
A chamada “saidinha” em datas festivas dura sete dias.
⚖️ No entanto, de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal, uma lei penal mais grave não pode ser aplicada a crimes cometidos antes de a nova lei entrar em vigor.
Em todo o país, mais de 46 mil presos receberam o benefício da saidinha de Natal em 2025 e deixaram os presídios para passar o fim de ano em liberdade. O número representa 6,5% dos cerca de 701 mil presos em cadeias pelo país, seja em regime fechado, semiaberto ou aberto.
G1






