PUBLICIDADE

Farmácia Popular: operação mira grupo que desviou R$ 30 milhões de programa federal

Compartilhe este post
Na manhã desta terça-feira (10), uma operação conjunta da Polícia Federal, Receita Federal e Controladoria-Geral da União cumpriu mandado de busca e apreensão em Carazinho, no norte do Rio Grande do Sul, no âmbito de uma investigação que apura fraudes e desvios de recursos do Programa Farmácia Popular.
A ação faz parte da operação Over the Counter e ocorre simultaneamente em outros três estados brasileiros, com alvos em João Pessoa, na Paraíba, Lagoa Santa, em Minas Gerais, e Pirangi, em São Paulo. O prejuízo estimado aos cofres públicos chega a R$ 30 milhões.
Segundo a Polícia Federal, a investigação teve início após a denúncia de uma moradora que identificou o uso indevido de seu CPF em uma venda de medicamentos realizada pelo programa em uma farmácia localizada no Mato Grosso do Sul. A partir do relato, os investigadores identificaram uma organização criminosa com atuação em diferentes estados do país.
De acordo com a apuração, o grupo adquiria CNPJs de farmácias já cadastradas no Programa Farmácia Popular e transferia a titularidade para terceiros utilizados como laranjas. Em seguida, eram registradas vendas falsas de medicamentos no sistema, sem que os consumidores, cujos CPFs eram utilizados indevidamente, tivessem realizado qualquer compra.
Com isso, os envolvidos conseguiam receber reembolsos irregulares do programa federal. As investigações seguem em andamento e novas diligências não estão descartadas.
Grupo Planalto de Comunicação
Informações: G1

Leia mais

PUBLICIDADE