Na manhã desta quarta-feira (18), o Ministério Público do Rio Grande do Sul deflagrou a Operação Gollum II, que apura um esquema de lavagem de dinheiro ligado a fraudes e desvios de recursos públicos destinados a tratamentos de home care. A ação também tem como objetivo identificar novos integrantes da organização criminosa.
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo, Canoas, Esteio e Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A operação contou com apoio da Brigada Militar, do GAECO do Ministério Público de Santa Catarina e de órgãos estaduais. A Justiça ainda determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 12 milhões, valor relacionado às movimentações financeiras suspeitas.
A investigação é um desdobramento da Operação Gollum I, realizada em dezembro de 2024, que revelou um esquema de desvio de recursos públicos voltados ao atendimento domiciliar de saúde. A análise das provas indicou indícios de ocultação de patrimônio e movimentações financeiras para esconder valores obtidos de forma ilícita.
Nesta nova fase, 12 alvos, sendo pessoas físicas e empresas, passaram a ser investigados pelos crimes de organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro. Os mandados têm como foco a apreensão de documentos e equipamentos que auxiliem no rastreamento do fluxo financeiro do grupo.
Grupo Planalto de Comunicação
Fonte: Ministério Público do RS








