Jiang Yanchen, um jovem de 21 anos, ficou conhecido no mundo como o menino “dobrado” por ter, desde a infância, uma condição chamada espondilite anquilosante — uma forma severa de artrite que deformou sua coluna ao ponto de reduzir sua altura para somente um metro. Ao longo dos últimos anos, ele passou por inúmeras cirurgias e, recentemente, alcançou uma conquista incrível: seu corpo pôde ser totalmente endireitado, permitindo que ele ficasse deitado e em pé, informou o South China Morning Post.
O estudante universitário mora na província de Shandong, no norte da China. Nos últimos anos, ele enfrentou muitos desafios. “Sua cabeça ficava voltada para cima; ele mal conseguia ver ao calçar meias ou vestir calças e tinha que confiar no toque”, lembrou a mãe Yu Meiying. Apesar desses obstáculos físicos, Jiang seguiu em frente com seus sonhos.
Em 2022, o jovem completou o exame de admissão do ensino médio deitado em um tapete de ioga e foi aceito na Universidade de Dezhou, com especialização em Engenharia de Energia e Energia. Em agosto do ano passado, Jiang procurou tratamento com Liang Yijian, um dos principais especialistas em correção severa da coluna vertebral com sede em Chengdu. Nos meses seguintes, ele passou por uma série de cirurgias exaustivas.
Em 2024, ele já tinha feito um grande progresso ao conseguir ter uma visão clara das pessoas em sua linha de visão e já se sentava em uma cadeira. No dia 25 de junho deste ano, após passar por quatro procedimentos extremamente complexos, incluindo osteotomias cervicais, torácicas e lombares, além de uma cirurgia de liberação das articulações do quadril — durante os quais seus ossos foram ‘quebrados’ e realinhados, a condição de Jiang finalmente apresentou melhora significativa.
Após alcançar esse grande feito, o estudante refletiu sobre o seu futuro: “Se eu melhorar no futuro, posso ser uma pessoa capaz e talvez contribuir com algo para a sociedade”. Entrei na faculdade de joelhos. Em seguida, pretendo me manter firme e fazer pós-graduação”, finalizou.
Sobre a condição
A espondilite anquilosante (EA) é uma condição de longa duração em que a coluna e outras áreas do corpo ficam inflamadas, e costuma se desenvolver primeiro em adolescentes e adultos jovens. Segundo informações do NHS, esse tipo de quadro é duas vezes mais comum em homens do que em mulheres.
Os sintomas podem variar, mas, em geral, envolvem dor nas costas e rigidez; dor e inchaço em outras partes do corpo — causados por inflamação das articulações (artrite) e inflamação onde um tendão se une a um osso (entesite); e cansaço extremo (fadiga). Em alguns casos, a condição melhora com o tempo, mas, em outras, pode piorar lentamente.
Crescer






