Na manhã da última quinta-feira, na sede da AABB de Espumoso, o Banco do Brasil promoveu um evento de lançamento do Plano Safra 2023-2024. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, incluindo produtores rurais, autoridades, agrônomos, representantes da Emater, Sindicatos e revendas do Banco do Brasil.
O Plano Safra é um programa do Governo Federal que tem como objetivo apoiar o setor agropecuário, e o Banco do Brasil é a principal instituição do país nesse segmento. Para o ano safra atual, o Banco projeta investir R$240 bilhões no agronegócio, destinados a operações de custeio, investimento e comercialização em toda a cadeia produtiva do setor, atendendo desde pequenos agricultores até grandes produtores rurais.
No caso da agricultura familiar, as taxas de juros das operações serão a partir de 3% ao ano, permitindo o financiamento de linhas de custeio, reforma de moradias, aquisição de maquinários e implementos, entre outras finalidades. Para os médios produtores, as taxas começam a partir de 8%, com diversas possibilidades de financiamento.
No último Plano Safra, o Banco do Brasil desembolsou um total de R$45 milhões apenas para os produtores que plantam em Espumoso, o que demonstra a relevância do agronegócio para a economia local. Com a retomada do crédito e o lançamento do novo plano safra, espera-se que a atividade econômica e o desenvolvimento regional sejam impulsionados neste semestre.
Com informações: Fernando Kopper






