A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), atendeu, nesta quinta-feira (09/10), a uma denúncia anônima sobre supressão irregular de vegetação nativa no interior do município de Lagoa dos Três Cantos.
No local, os policiais militares constataram indícios de novas intervenções antrópicas em área próxima a desmatamento constatado em 2024.
Por meio de levantamento com GPS e análise de imagens de satélite via Google Earth, foi possível confirmar a supressão de aproximadamente 735 m² de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, fora de Área de Preservação Permanente (APP), e sem autorização do órgão ambiental competente.
Durante a vistoria, foi identificada, em ponto mais afastado, uma árvore fracionada em três toras, da espécie pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia), que consta na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção.
Diante dos fatos, foi confeccionada a Comunicação de Ocorrência Policial, e os dados foram descritos detalhadamente em auto de constatação de ocorrência ambiental, conforme a legislação vigente.
Comando Ambiental
O Braço Verde da Brigada Militar