A China anunciou nesta sexta-feira (7) a suspensão das restrições impostas à importação de produtos avícolas do Brasil, medidas que haviam sido adotadas em maio deste ano após um surto isolado de gripe aviária em território brasileiro.
A decisão foi comunicada pela Administração Geral de Alfândegas da China, que informou a retomada das compras, mas ainda não detalhou quais produtos estão incluídos na liberação. O embargo havia sido estabelecido em 16 de maio, logo após a confirmação do primeiro e único caso de gripe aviária em uma granja comercial, localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, enviando o produto a 151 países. A China é o principal destino das exportações, tendo adquirido mais de 560 mil toneladas de frango brasileiro em 2024.
No fim de setembro, uma comitiva do governo chinês esteve no Brasil para realizar uma auditoria sanitária e verificar as medidas adotadas para o controle da doença. Após 28 dias sem novos registros, o país se declarou livre de gripe aviária em 18 de junho, conforme o Ministério da Agricultura. A informação foi comunicada à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e aos principais países importadores.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações de frango vêm em crescimento desde 2018, quando o volume total foi de 4,1 milhões de toneladas. Apesar da forte presença no mercado internacional, cerca de 65% da produção brasileira permanece no país, com consumo médio anual de 45 quilos por pessoa.
*Agora no Vale






