



O fenômeno natural conhecido como “halo solar” pode ser visto em várias cidades da região, na manhã desta quinta-feira (15).
Em imagens registradas em bairros de Passo Fundo, é possível ver o círculo colorido ao redor do sol.
O fenômeno não é raro, porém, é incomum e difícil de acontecer.
Em Espumoso e cidades da região, como Soledade e Fontoura Xavier o fenômeno também pode ser visto.
Estael Sias, da Metsul Meteorologia, informou que o halo solar é um fenômeno óptico na atmosfera e se forma na parte mais alta da chamada troposfera em altitudes, em geral, perto de dez quilômetros. Ocorrem na presença de nuvens do tipo Cirrostratus (CS) e Cirrus (Ci) com cristais de gelo. A forma e a orientação no céu dos cristais de gelo é que vão determinar o tipo de halo observado.
A luz do sol acaba refletida e refratada ao atravessar pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris. Por isso, o halo é visto também ao redor da Lua às vezes.
Fortes áreas de instabilidade se formaram sobre o Paraguai nas últimas horas e a perturbação da atmosfera acabou gerando nuvens do tipo Cirrus com cristais de gelo que estão avançando de Norte para Sul, como se vê na imagem de satélite.


Com informações e Fotos de Rádio Planalto News.







