PUBLICIDADE

Como manter-se em forma física e mental durante a quarentena

Compartilhe este post
Uninter

Com a necessidade do isolamento social como medida de segurança no combate ao coronavírus, mudanças drásticas ocorreram na vida de toda a população e a novidade causa em algumas pessoas desmotivação para enfrentar a nova rotina. Os desafios de ser produtivo mesmo em isolamento, ou com restrições de atividades sociais que obriga o convívio quase integral com familiares aliado ao medo da pandemia são fatores de ansiedade e até mesmo do desregramento alimentar e a diminuição drástica das atividades físicas. A soma de todos estes fatores causa no individuo um ganho de peso capaz de contribuir para a obesidade.

Procurada pela nossa reportagem a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Espumoso, Mariling Kogler Walker, trouxe algumas dicas para manter uma dieta nutritiva no período de pandemia e evitar a obesidade. Segundo ela os cuidados não devem ser somente neste momento, mas sempre. Uma das dicas é fazer exercícios físicos, como a caminhada, ou até mesmo alguns serviços caseiros, entre eles a jardinagem ou limpeza geral.

“Este tipo de atividade provoca gasto de energia e diminui a ansiedade”. Quanto a alimentação a dica é comer de tudo um pouco, várias vezes ao dia, procurando evitar os alimentos industrializados, pois geralmente são mais calóricos. Quanto mais natural for a alimentação melhor. Neste cardápio estão arroz, feijão, carnes, saladas, frutas, enfim, tudo que for natural”.

De acordo com Mariling uma dieta balanceada ajuda no fortalecimento da imunidade.

“O sol é fonte de vitamina D, portanto, a exposição moderada também ajuda na imunidade” afirmou.

Por fim a nutricionista enfatizou que a obesidade pode atingir igualmente crianças, jovens, adultos e idosos e além do fator genético, os hábitos alimentares da família são preponderantes. Especialistas no assunto aconselham as pessoas dedicarem-se as atividades que lhes são mais prazerosas ou até mesmo aprender novos ofícios para evitar a ansiedade.

Leia mais

PUBLICIDADE