




O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) recebeu na última semana um alerta do Centro Estadual de Vigilância Saúde (CEVS) sobre novas detecções do vírus da febre amarela no Estado, em cidades como Lagoa Vermelha, Esmeralda e André da Rocha.
Diante disso, o Conselho ressalta que os macacos não transmitem a febre amarela e devem ser protegidos, pois são eles que nos alertam da doença. Em caso de óbito ou suspeita, os animais não devem ser removidos do local. Outro ponto importante, é a vacinação, já que a febre amarela é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para humanos.
Para auxiliar os profissionais nesses casos, há o Manual de Vigilância de Epizootias em Primatas Não-Humanos, do Ministério da Saúde, disponível no link: e a Ficha de Notificação de Epizootias: . O comunicado do CEVS pode ser conferido na íntegra em:.
Em caso de suspeita ou caso confirmado, comunique, preferencialmente, a Secretaria de Saúde do seu município ou o CEVS, no telefone 150.
*Planalto News







