Na última semana, na sede da Afeco, foi dado o pontapé inicial oficial para a implantação do inovador sistema de Tecnologia da Informação (TI) da Cotriel. Alceu Silveira, coordenador de projetos e serviços da TOTVS, apresentou ao corpo diretivo, assessores e encarregados da sede e unidades, o cronograma detalhado para a integração das novas ferramentas de gestão em diversos setores da cooperativa.
A abertura do evento foi marcada pelas palavras de Alessandra dos Santos, gestora da área de TI, que enfatizou a importância da “Jornada de (R) Evolução” para a Cotriel. Este avanço visa tornar a cooperativa mais eficiente e produtiva, gerando não apenas um aumento nos resultados, mas também elevando a satisfação dos clientes, colaboradores e comunidades, tornando-a mais competitiva no mercado.
“A integração das informações entre as áreas, a ampliação da automatização de processos, a eliminação de retrabalhos e a obtenção de informações mais precisas e ágeis serão possíveis. Isso resultará em uma maior produtividade dos colaboradores, traduzindo-se em melhores resultados financeiros e maior satisfação dos associados da Cooperativa”, declarou Alessandra.
Alceu detalhou o macro escopo do projeto, que abrange áreas como produção, materiais, faturamento, controladoria, UBS grãos e receituário, força de vendas/comercial, gestão de contratos, manutenção e logística. A migração será realizada em quatro fases: preparação, refinamento, realização e operação. Essa abordagem garante que o projeto seja implementado com qualidade, proporcionando resultados positivos.
Por fim, Alceu delineou os próximos passos, incluindo a instalação do sistema Protheus nos servidores da Cotriel, levantamento e homologação dos processos da cooperativa até dezembro deste ano, e a revisão do cronograma detalhado a partir de janeiro de 2024. De fevereiro a julho do próximo ano, serão realizadas capacitações, implantações, desenvolvimentos e testes isolados, culminando com os testes integrados e treinamentos de todos os usuários. A expectativa é que o novo sistema esteja plenamente operacional em janeiro de 2025.






