ONDAS CURTAS PARA UMA LONGA HISTÓRIA: CENTENÁRIO DE DARCY FAGUNDES E 70 ANOS DO GRANDE RODEIO CORINGA
O tema para os festejos farroupilhas do Rio Grande do Sul, em 2025, busca enaltecer a história do destacado radialista, declamador e comunicador Darcy Fagundes, no ano de seu centenário, ressaltando, ainda, e tendo como subtema a significativa trajetória do programa Grande Rodeio Coringa, que completa 70 anos em 2025, desde sua primeira edição em maio de 1955, na Rádio Farroupilha. A escolha é motivada pela compreensão de que Darcy Fagundes marcou a história da comunicação gaúcha e de como nossa cultura foi lançada na grande mídia, contribuindo para a popularização e valorização dos aspectos regionais e identitários do povo gaúcho.
Em uma época de grande efervescência cultural, não somente interna, mas também estrangeira, como foram os anos 1950, os meios de comunicação em massa foram imprescindíveis para o sucesso inicial do movimento que destacou aqueles jovens na Capital: a rádio e a imprensa escrita no Estado se espalharam em grande parte para a divulgação dos ideais tradicionalistas e da sociedade que estava nascendo. Assim, desde as primeiras iniciativas do tradicionalismo, a imprensa acompanha-o com boa entusiasmo, com programas de rádio, páginas nos jornais da capital e do interior, programas televisivos (como o tradicional Galpão Crioulo), entre outros meios.
Baseado nisso, o CTG Sinuelo das Coxilhas homenageou a imprensa, na noite de terça-feira, durante o tradicional Jantar do Matambre. Rádios Líder e Planetário, Revista Na Balada, Jornal Correio do Mate, JE Acontece e Clic Espumoso foram homenageados.
Nas suas falas, os representantes destacaram a importância da comunicação na vida das pessoas.
Delmar Espíndola, representando as rádios, agradeceu a homenagem, e leu a mensagem enviada pelos diretores Ramon e Carla Faccioni, das rádios Planetário e Líder, respectivamente: “Manifestamos nossa profunda gratidão ao CTG Sinuelo das Coxilhas pela Moção em homenagem à imprensa, em especial às rádios. Receber reconhecimento é motivo de orgulho e renovação de nosso compromisso com a informação e a valorização da comunidade de Espumoso e Regional.”
Lisete Cornelli, em nome da Revista Na Balada, destacou o crescimento e evolução da revista, e a importância de fazer parte da vida da comunidade, quando a “história fica registrada em fotos, artigos, colunas”. Lisete agradeceu ainda a “lembrança do CTG nesta homenagem”.
Germerson Santos, do jornal Correio do Mate, lembrou da dificuldade que os jornais impressos enfrentam nos dias de hoje. Ele lembrou da Folha Espumosense, que faz parte da história do município, e que, “com seu fechamento foi a responsável pela vinda do Correio do Mate para Espumoso”. Ele agradeceu pela homenagem, dizendo que “somos acostumados a reconhecer as pessoas, mas não somos habituados a ser reconhecidos”.
Jonatan Palla, do Clic Espumoso, falou sobre a importância de receber a homenagem, destacando que “nos 14 anos do Clic buscamos transmitir a informação com responsabilidade e credibilidade, trazendo as coisas que acontecem, no momento que acontecem”. Palla destacou ainda a importância da colaboração dos seguidores, que “trazem informação, denúncias, pautas, e sugestões”. Agradeceu pela homenagem, dizendo que “viemos todos para somar, para mostrar o que temos de melhor”.
O JE Acontece, também homenageado, agradeceu através do representante Vilmar Donatti, que destacou que “o reconhecimento pelo trabalho da imprensa é gratificante, e demonstra a importância que a imprensa tem para a comunidade”.
O Patrão do CTG Sinuelo das Coxilhas Tadeu Medeiros agradeceu a presença da imprensa em todas as ocasiões importantes para a entidade, “levando as notícias em tempo real, mantendo o tradicionalismo sempre vivo na vida das pessoas”.







