PUBLICIDADE

Curiosidade: gafanhoto gigante aparece na Vila Paz, em Tapera

Compartilhe este post

Um morador da Vila Paz de Tapera enviou para nossa reportagem a foto de um gafanhoto que, segundo ele, mede 15cm.

Os gafanhotos são artrópodes muito conhecidos pelos estragos que fazem nas lavouras. Esses animais caracterizam-se por ter o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e possuir três pares de patas e um par de antenas. Durante seu desenvolvimento, passam por metamorfose, entretanto, diferentemente da borboleta, por exemplo, ela é incompleta.

Os gafanhotos são um grupo de animais pertencente ao filo dos artrópodes, classe dos insetos e ordem Orthoptera. Essa ordem engloba representantes que nos são conhecidos, como os grilos e esperanças, que fazem parte da subordem Ensifera, e os famosos gafanhotos, que fazem parte da subordem Caelifera.

Características gerais dos gafanhotos

Os gafanhotos são animais que apresentam coloração variada, existindo espécies, por exemplo, de coloração verde, marrom-escuro e preto. Algumas espécies exibem uma cor uniforme, outras, no entanto, apresentam padrões de manchas.

Algumas espécies de gafanhoto são pequenas, porém outras apresentam grande tamanho. A espécie Tropidacris collaris, por exemplo, pode chegar a 10 cm de comprimento, sendo considerada uma das maiores espécies de gafanhoto do planeta.

Importância dos gafanhotos

Os gafanhotos apresentam grande importância ecológica, uma vez que são animais herbívoros que servem de alimento para uma série de outras espécies, sendo fundamentais, portanto, para o equilíbrio da cadeia alimentar de uma região. Os gafanhotos servem de alimento, por exemplo, para sapos e lagartos.

No que diz respeito à importância econômica, os gafanhotos são conhecidos por serem capazes de causar danos à plantações, tornando-se verdadeiras pragas agrícolas. Algumas espécies apresentam um comportamento gregário e migratório, formando extensas “nuvens de gafanhotos”, que podem, em poucas horas, devastar plantações inteiras.

O aumento do relato de nuvens de gafanhotos apresenta, segundo especialistas, relação direta com a ação humana. Grandes plantações, por exemplo, fornecem uma grande quantidade de alimento para esses animais, favorecendo, desse modo, sua sobrevivência e aumento de sua população. O deslocamento dos gafanhotos também é facilitado nessas áreas, pois as lavouras não fornecem barreiras naturais.

Além disso, o desmatamento promove uma redução do número de predadores naturais nessas regiões, permitindo, desse modo, o aumento de indivíduos. Não podemos esquecer-nos também das mudanças climáticas, que provocam um aumento de temperatura que favorece a reprodução de insetos.

Fonte: Mundo Educação

Confira as fotos:

Fotos: Clic Seguidor

Leia mais

PUBLICIDADE