A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a passagem de um tornado próximo à localidade de Arroio Abranjo, em Encruzilhada do Sul, na região do Vale do Rio Pardo. O fenômeno ocorreu por volta de 18h35 deste domingo (15). Conforme o órgão, houve alguns danos na cidade e também no interior de Canguçu, na Zona Sul do Estado, distante 120 quilômetros do local onde ocorreu o tornado.
No entanto, conforme o órgão, são necessárias mais informações para confirmar se têm relação com o fenômeno. Os danos foram menores ocorrendo em área predominantemente rural, e foi visível também a partir de Amaral Ferrador.
Os tornados são fenômenos atmosféricos menores, mas muito intensos. Eles surgem geralmente de tempestades severas em áreas com grandes variações de vento. O fenômeno em Encruzilhada do Sul durou cerca de 10 minutos. Este foi o segundo registro de tornado em menos de uma semana no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira passada, o fenômeno também foi confirmado em Pelotas.
No Brasil, os tornados parecem raros, mas não são. A engenheira ambiental e pesquisadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e do Instituto Serrapilheira, Celina Rodrigues, explica que a Região Sul do País é um dos locais com maior incidência da América do Sul, ao lado da Argentina e do Paraguai.
“Esse fenômeno é relativamente frequente, mas suas consequências ficam mais evidentes quando atingem áreas povoadas. É mais comum no período de transição entre a primavera e o verão”, disse Celina.
Confira a nota na íntegra da Defesa Civil:
“O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do RS (CMDEC) informa que na tarde de domingo (15/02/2026), em torno de 18h35, uma tempestade intensa no interior de Encruzilhada do Sul e Canguçu gerou um tornado próximo da localidade de Arroio Abranjo, em Encruzilhada do Sul. O tornado foi filmado por alguns moradores da região. Houve alguns danos no interior de Encruzilhada e interior de Canguçu, mas são necessárias mais informações para confirmar se esses danos foram causados pelo tornado ou pela tempestade associada. A Defesa Civil envio um Alerta Laranja para a região às 18h30, referente à ocorrência de rajadas de vento intensas e granizo.”
O Sul, com informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e do portal de notícias Agência Brasil






