A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada para a Série Ouro após a apuração do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, realizada nesta quarta-feira (18), na Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A escola terminou na última colocação e deixará a elite do carnaval carioca no próximo ano.
Com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a agremiação prestou homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O último carro alegórico exaltou a trajetória do chefe do Executivo, destacando sua origem humilde e a ascensão à Presidência da República.
Em publicação nas redes sociais, a escola afirmou que Lula é “exemplo de persistência, resiliência e resistência” e ressaltou que ele conduziu o país em períodos de crescimento econômico, redução da desigualdade e maior protagonismo internacional.
A alegoria também trouxe referências à arquitetura modernista de Brasília, apresentada como símbolo de integração nacional e sustentação da democracia em meio ao cenário de polarização política.
O presidente e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, acompanharam o desfile na Sapucaí. Janja chegou a ser anunciada como uma das participantes do desfile, mas desistiu momentos antes da apresentação.
Informações: Portal Terra






