A história, evolução e formação de um povo sempre foi condicionada ao passado, e também pela vivência dos que vieram antes: eles contaram como Espumoso se tornou município.
Além das histórias contadas de geração em geração, os fatos são conhecidos através de registros históricos daqui e de onde viemos. A história de nosso município está enraizada na história de outros municípios.
A história de Espumoso está condicionada à Soledade. O território de Soledade, bem como o de Espumoso, pertencia à Província das Missões Orientais.
A origem do nome Passo Espumoso, assim chamado na época, foi porque havia o poço onde se montavam as balsas para o transporte de madeiras, Rio Jacuí abaixo. Mais tarde surge o nome “ESPUMOSO”, ocasionado pelo
fenômeno, original e único de abundante espuma que descia de diversas cachoeiras, e na revessa, perto do moinho, se punham a girar com as águas, pelo lado esquerdo formando belos castelos cônicos de até trinta centímetros de altura que circundavam dia e noite no remanso do rio margeado por lindas e frondosas árvores nativas, formando uma paisagem que encantava os viajantes que por aqui passavam.
Na época de cheias, a travessia demandava uma grande espera, originando-se ali, portanto, um pequeno núcleo de construções, e esse núcleo ficava na confluência de dois caminhos. No sentido SUL, ligava a Cachoeira do Sul e a Sobradinho; no sentido OESTE-LESTE, ligava Carazinho, Soledade e Porto Alegre. Na época, a partir de Espumoso, a região norte era rica em pinheirais, os quais eram derrubados e embalsados em Espumoso com destino, via fluvial, a Cachoeira do Sul e outros centros de comercialização.
Espumoso foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 2554, de 18-12-1954, desmembrado de Soledade, na época constituído de três distritos: Espumoso, Alto Alegre (ex-Depósito) e Jacuizinho.
O município foi instalado em 28-02-1955, por isso, o Feriado Municipal.
Aproveitando a data, acontece na véspera do feriado baile com a Banda G10, no Clube Athenas, e também o Rodeio do CTG Sinuelo das Coxilhas, que inicia dia 23, se estendendo até 25, em comemoração ao aniversário do município.
Com informações do site da Prefeitura Municipal






