A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), um KC-30, pousou na Base Aérea de Brasília às 4 horas desta quarta-feira (11), trazendo 211 repatriados de Israel. A operação integra a iniciativa do governo federal, chamada Operação Voltando em Paz, que tem como objetivo a retirada de brasileiros da área de conflito entre Israel e Palestina.
Após os procedimentos de desembaraço alfandegário, os repatriados com destino final em Brasília foram encaminhados à área doméstica de desembarque do Aeroporto Internacional de Brasília, onde puderam reunir-se com seus familiares. Aqueles com destino ao Rio de Janeiro foram transportados em duas aeronaves da FAB, um KC-390 Millennium e um C-99, até o posto CAN na Base Aérea do Galeão.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, estão previstas o envio de mais cinco aeronaves até domingo (15) para resgatar os brasileiros que ainda se encontram na região. A segunda e a terceira aeronaves foram enviadas nesta terça-feira (10).
Cerca de 2.200 brasileiros manifestaram interesse em retornar ao país, preenchendo um formulário online disponível no site da embaixada em Tel Aviv. O órgão esclarece que o preenchimento do formulário não garante a repatriação, e a inclusão na lista de passageiros será informada posteriormente.
O Itamaraty continua monitorando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras na região. Estima-se que 14 mil brasileiros vivam em Israel e 6 mil na Palestina, sendo a maioria fora da área afetada pelos conflitos. O governo brasileiro disponibilizou seis aeronaves da FAB para a operação de repatriação.
Fonte: Jovem Pan






