A Gerdau vai doar 17,4 toneladas de aço para erguer 240 habitações temporárias para as pessoas desabrigadas devido às enchentes no Vale do Taquari. Esse material é destinado à fabricação dos radiers, que são lajes de concreto fundamentais para as bases sobre as quais as casas serão construídas.
As habitações serão construídas a exemplo das que já foram erguidas em São Paulo (foto). Esse acordo estava sendo conduzido nos últimos dias pelo presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Claudio Teitelbaum. As informações foram divulgadas pelo GZH.
A iniciativa ainda requer concreto, paredes para fechamento, telhas, portas, janelas, materiais elétricos, materiais hidráulicos, louças, metais, chuveiros, cerâmica e tinta. Todas as doações serão centralizadas no Sinduscon-RS, que realizará um inventário e prestará contas. Para entrar em contato, utilize o telefone 51.30213440 ou o e-mail [email protected].
O início das obras depende da liberação dos terrenos, que ocorrerá por meio de desapropriação pelo governo do Estado. Em alguns locais, como em Roca Sales, já foi feita a locação de área de terra. As habitações serão principalmente em Roca Sales e Muçum, as cidades mais afetadas pela tragédia. As casas terão entre 18 e 36 metros quadrados e, uma vez que a construção começar, deverão ser concluídas em até 40 dias.
Fonte: Agora no valle.






