PUBLICIDADE

Governador Eduardo Leite se une a projeto Iconicidades para impulsionar inovação em cidades gaúchas

Compartilhe este post

Na tarde desta terça-feira, 8 de agosto, o governador Eduardo Leite participou de um workshop na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, reunindo prefeitos e representantes de municípios envolvidos no projeto Iconicidades. O encontro contou com a presença das secretárias da Cultura, Beatriz Araújo, e de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans.

O projeto Iconicidades tem como propósito revitalizar as cidades gaúchas, tornando-as mais inovadoras, criativas e empreendedoras, por meio da criação ou recriação de espaços icônicos. No ano de 2022, o governo do Estado realizou cinco concursos públicos de arquitetura, visando selecionar as melhores propostas de intervenção nos espaços designados pelos cinco municípios participantes desta primeira edição: Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha e São Leopoldo.

As empresas responsáveis pelas propostas vencedoras foram contratadas pelo Estado e estão atualmente desenvolvendo os projetos executivos necessários para a concretização das intervenções. Posteriormente, esses projetos serão repassados aos municípios através de convênios. As prefeituras assumirão a responsabilidade de executar as obras e implementar as iniciativas planejadas para cada um dos locais.

O governador enfatizou que a transformação e valorização desses espaços desempenham um papel fundamental na autoestima dos municípios e de seus cidadãos. Ele ressaltou: “Não conseguiremos transformar uma cidade inteira, mas se intervirmos em pontos icônicos, essas mudanças serão perceptíveis. Assim como na acupuntura urbana, essa percepção se espalha pela cidade, alterando sua perspectiva sobre si mesma. Isso também influencia e modifica a percepção de todo o Estado.”

Eduardo Leite também destacou a importância do apoio do governo estadual aos municípios para concretizar esses projetos e enfatizou que a migração do papel para o formato digital pode apresentar desafios iniciais, mas é uma mudança necessária para que o setor rural esteja alinhado com as inovações tecnológicas que já permeiam outros segmentos da economia. A instrutora salientou a importância dessa adaptação e mencionou: “É importante que o meio rural, a exemplo dos demais setores da economia, também se adapte às tecnologias.”

Representando a Cotriel, diversos colaboradores participaram da capacitação, vindos de diferentes localidades como Serra dos Engenhos, Sobradinho, Arroio do Tigre, Alto Alegre, Campos Borges, Espumoso e Estrela Velha. A presença de profissionais de várias áreas reforça a abrangência e a relevância dessa capacitação no contexto da produção rural e sua relação com as novas exigências da era digital.

Com informações: Fernando Kopper

Fonte: Governo do Estado do RS

Leia mais

PUBLICIDADE