PUBLICIDADE

Governo planeja retomar perícia por telemedicina no 2º semestre para agilizar processos do INSS

Compartilhe este post
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está em busca de soluções para agilizar o processo de realização de perícias médicas e reduzir a longa fila de espera por benefícios, como o auxílio-doença. Com o objetivo de melhorar a eficiência e a celeridade na concessão de benefícios, o INSS firmará um convênio com o Ministério da Saúde.
Segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, atualmente existem aproximadamente 1,8 milhão de pessoas aguardando benefícios, sendo que 1,05 milhão estão na fila por perícia médica. Ele ressalta que o problema não é causado pelos peritos, pois há cerca de 3 mil profissionais responsáveis por atender todo o país. A dificuldade de acesso aos locais mais remotos, como regiões do interior e da Amazônia, também contribui para os atrasos.
Uma das medidas propostas é a retomada da perícia via telemedicina, uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). No entanto, essa ideia enfrenta resistência por parte de alguns médicos, que acreditam que o serviço seria limitado e não adequado para locais mais afastados. O ministro Lupi reconhece os desafios, mas destaca a importância de se encontrar soluções viáveis para beneficiar os segurados.
Além disso, a partir do próximo mês, os atestados médicos serão digitalizados, o que agilizará o processo de comprovação da necessidade do auxílio. Atualmente, cerca de 30% dos atestados apresentam dificuldades de leitura devido à caligrafia ilegível. Com a digitalização, o Ministério da Saúde pretende criar um sistema de atestados médicos informatizados, eliminando a necessidade de interpretação manual.
A ideia de retomar o uso da telemedicina em perícias médicas a partir do segundo semestre também é uma proposta do ministro. Ele questiona a necessidade de fazer uma pessoa percorrer longas distâncias para comprovar uma condição de saúde que poderia ser verificada através de imagens ou vídeos transmitidos por celular ou computador. Contudo, ressalta que em casos de dúvida ainda será necessário realizar a perícia presencialmente.
Os dados do mês de abril apontam que o tempo médio de espera por uma perícia médica no INSS é de cerca de 58 dias em todo o país, podendo variar de acordo com a região. Diante desse cenário, o governo busca implementar medidas efetivas para reduzir a espera dos segurados e garantir que os benefícios sejam concedidos de forma mais ágil e justa.
Com informações: Fernando Kopper
Fonte: Governo Federal

Leia mais

PUBLICIDADE