O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 12, que o governo vai fazer a checagem do total de aposentados que não autorizaram descontos nos benefícios do INSS para chegar ao valor exato da fraude, além de conferir se os valores bloqueados das associações cobrem o ressarcimento.
“Temos que fazer um balanço do que efetivamente não foi autorizado … Nós temos que saber exatamente o valor da fraude, e temos que saber se os valores bloqueados das associações pagam a fraude”, afirmou Haddad em entrevista ao UOL.
Segundo o ministro, o governo sabe o valor dos descontos, mas não quanto do total foi autorizado e quanto é fraude – ou seja, descontos não autorizados.
“Nós vamos ter um procedimento de checagem para saber exatamente quem não autorizou e estabelecer o procedimento de ressarcimento”, reforçou Haddad, ressaltando também a determinação de punir exemplarmente os responsáveis pelos descontos ilegais nos pagamentos a aposentados.
Ao manifestar o desejo de que os fraudadores sejam punidos, o ministro classificou o caso como um escândalo que enojou todo o País. “Eu desejo e acredito que isso punição vai acontecer, que essas pessoas vão ser presas e vão cumprir uma pena que, ao meu juízo, deveria ser exemplar.”
Ele salientou que a fraude foi descoberta pela Controladoria-Geral da União, cujo ministro, Vinícius Marques de Carvalho, chamado por Haddad de “craque”, já bloqueou um volume considerável de recursos das associações fraudadoras.
Agora, emendou Haddad, caberá à Polícia Federal, e não mais ao governo, chegar aos responsáveis e recuperar o dinheiro.






