Foi instalada nesta terça-feira a CPI dos Pedágios na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A comissão é presidida pelo deputado estadual Paparico Bacchi e terá como principal objetivo investigar os contratos de concessão das rodovias estaduais, buscando mais transparência e proteção aos interesses da população gaúcha. A primeira reunião oficial do colegiado ocorre nesta sexta-feira, dia 19, às 9h, quando serão escolhidos o relator e o vice-presidente, além da aprovação do plano de trabalho.
Ao comentar a instalação da CPI, Paparico Bacchi afirmou que a comissão irá atuar até o último momento para barrar a implantação de novas praças de pedágio no Estado. Segundo ele, o governo estadual pretende instalar 58 novas praças, que na prática resultariam em 116 pontos de cobrança, considerando a tarifação nos dois sentidos das rodovias. O deputado ressaltou que a CPI nasce com forte apoio parlamentar, reunindo 20 assinaturas, inclusive de partidos que integram a base do governo.
De acordo com o presidente da comissão, os trabalhos seguem mesmo durante o recesso legislativo. A CPI deve atuar ao longo do mês de janeiro e iniciar efetivamente as atividades de investigação a partir de 4 de fevereiro. O prazo inicial de conclusão é 13 de abril, mas já há consenso no grupo sobre a necessidade de prorrogação por mais 60 dias, diante do grande volume de informações e denúncias que serão analisadas.
Rádio Uirapuru






