O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou a Operação Ronda Agro LXXXIX nos municípios de Santa Rosa e Três Passos, no noroeste do Rio Grande do Sul. A ação, ocorrida no dia 9 de junho, mas divulgada nesta sexta-feira, 20, teve como foco o combate ao trânsito internacional irregular de produtos agropecuários e outros ilícitos.
Coordenada pelo Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteiras), a operação foi realizada de forma integrada com a Brigada Militar, o Exército Brasileiro, a Polícia Federal, a Receita Federal e o programa Sentinela, vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
As atividades contaram ainda com o apoio do Centro Integrado de Segurança Pública e Proteção Ambiental, sediado em Foz do Iguaçu (PR), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Durante a operação, foram fiscalizados estabelecimentos rurais e terminais de recebimento de grãos. Como resultado, o Mapa apreendeu 51 toneladas de soja e 12 toneladas de cebola introduzidas ilegalmente no país, além de 1.946 litros de produtos similares a agrotóxicos sem registro.
A Polícia Federal também apreendeu um caminhão, um trator, um carretão e uma esteira elétrica, utilizados no transporte dos produtos irregulares. O material foi encaminhado à Receita Federal para perdimento. O prejuízo estimado aos infratores ultrapassa meio milhão de reais.
Além do impacto econômico, a operação visa proteger a sanidade agropecuária e a saúde pública.
Correio do Povo






