PUBLICIDADE

Natal Solidário – Comunidade LGBTQIA+

Compartilhe este post

Fim de ano, época para comemorar o Natal, ano novo e demais festividades, muito se fala em amor ao próximo nesta época tão especial, mas você conhece as verdadeiras entidades que estão batalhando para levar o verdadeiro ‘amor ao próximo’? Para tal fomos até a Prefeitura Municipal de Espumoso, onde conhecemos o Presidente da Comunidade LGBTQIA+, senhor Júnior Batista, que está à frente da Campanha regional do Natal Solidário da Comunidade LGBTQIA+.

A sigla LGBT já tem forma, tamanho e nome no Brasil, mas você sabe o que significa LGBTQIA+?

Quem não se lembra da sigla GLS, que ganhou força na década de 90? Seu significado era pessoas gays, lésbicas e simpatizantes. Com o tempo, a sigla evoluiu, com a inclusão de pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero.

Sendo assim, cada atualização que o significado da sigla LGBTQIA+ sofreu representa a representatividade de diferentes grupos, com a oficialização das nomenclaturas.

Com as atualizações, é normal que se tenha dúvidas sobre o que cada letra significa. Atualmente, a sigla sofre alterações de acordo com o contexto em que é usada, para refletir posicionamentos de quem a usa.

O que é o movimento LGBTQIA+? 

LGBTQIA+ é o movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para essa população. O seu nome demonstra a sua luta por mais igualdade e respeito à diversidade. Cada letra representa um grupo de pessoas.

O Manual de Comunicação LGBTI+, elaborado pela Aliança Nacional LGBTI+ elencou os significados de cada letra da sigla LGBTQIA+. 

O significado da sigla LGBTQIA+

L = Lésbicas

São mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outras mulheres.

G = Gays

 

São homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outros homens.

B = Bissexuais 

Diz respeito aos homens e mulheres que sentem atração afetivo/sexual pelos gêneros masculino e feminino.

Ainda segundo o manifesto, a bissexualidade não tem relação direta com poligamia, promiscuidade, infidelidade ou comportamento sexual inseguro. Esses comportamentos podem ser tidos por quaisquer pessoas, de quaisquer orientações sexuais.

T = Transgênero

Diferentemente das letras anteriores, o T não se refere a uma orientação sexual, mas a identidades de gênero. Também chamadas de “pessoas trans”, elas podem ser transgênero (homem ou mulher), travesti (identidade feminina) ou pessoa não-binária, que se compreende além da divisão “homem e mulher”.

Q = Queer

Pessoas com o gênero ‘Queer’ são aquelas que transitam entre as noções de gênero, como é o caso das drag queens. A teoria queer defende que a orientação sexual e identidade de gênero não são resultado da funcionalidade biológica, mas de uma construção social.

I = Intersexo 

A pessoa intersexo está entre o feminino e o masculino. As suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal – cromossomos, genitais, hormônios, etc – não se enquadram na norma binária (masculino ou feminino).

A = Assexual 

Assexuais não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do gênero. Existem diferentes níveis de assexualidade e é comum essas pessoas não verem as relações sexuais humanas como prioridade.

+  

O símbolo de “ mais ” no final da sigla aparece para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais que não se encaixam no padrão cis-heteronormativo, mas que não aparecem em destaque antes do símbolo.

 

LGBTQIA+ em Espumoso

Segundo Júnior Batista que é presidente da Comunidade LGBTQIA+ em Espumoso, o intuito da entidade no município é justamente inserir o núcleo LGBTQIA+ na sociedade, sendo feita a inserção em pautas relevantes para a sociedade, “Nossa missão é ajudar, muito se fala em grandes entidades beneficentes e filantrópicas, mas pouco se fala no serviço público que a comunidade LGBT presta para a sociedade. Não estamos aqui para fazer festas, carreata e outras coisas deste tipo, estamos aqui para ajudar o próximo, nossa luta é para levar o auxílio para aqueles que por muitas vezes não tem dentro de casa o básico para manter sua subsistência. Estamos aqui para ajudar, estamos aqui para servir nossa comunidade.

No município estamos entre aproximadamente 46 pessoas que se identificam com a Comunidade LGBTQIA+, também estamos recebendo o carinho e a confiança da nossa comunidade, que viram e que enxergaram no nosso trabalho a confiança e transparência”, comentou Júnior.

 

Parceria com o Poder Executivo

Para Natália Strelow que está à frente da Secretaria de Coordenação e Planejamento, a entidade LGBTQIA+ é de suma importância no desenvolvimento humano do município, pois através das reivindicações feitas pela entidade é possível ajudar ainda mais aqueles que necessitam de auxílio. Quando questionada sobre a parceria do Poder Legislativo junto à comunidade LGBT a secretária salienta, “Nós somos parceiros desta comunidade, assim como demais entidades beneficentes do município, e somos parceiros justamente pelo belo trabalho social que essas entidades realizam. Quando a Comunidade LGBTQIA+ nos procurou, o Prefeito Douglas Fontana me orientou a acompanhar o trabalho por eles desenvolvido, e porque não estender a mão para esse novo projeto.

É uma comunidade muito solícita e muito colaborativa, que nossos cidadãos espumosenses possam enxergar neles um grupo de amigos e um grupo de parceiros. Nós do Poder Executivo estamos juntos com eles, somos parceiros da Comunidade LGBTQIA+, estamos juntos para desenvolver ações sempre pensando no bem comum, que mais pessoas possam comprar essa causa pensando em levar verdadeiramente o ‘amor ao próximo’.

 

Natal Solidário LGBTQIA+ em Espumoso

Um dos primeiros projetos desenvolvidos pela comunidade LGBTQIA+ no município de Espumoso foi o Natal Solidário, onde os mais de 45 membros se juntaram para arrecadar brinquedos, doces e demais presentes para presentear pessoas que passam por algum tipo de necessidade. Segundo Júnior Batista, o projeto começou e logo ganhou corpo e tamanho através das parcerias com pessoas físicas e jurídicas do município, “Muitas pessoas estão nos procurando, há dias estamos arrecadando brinquedos e doces para distribuir no Natal. Cabe ressaltar que diversas empresas já nos procuraram e fixaram parcerias conosco. No próximo sábado (3), estaremos em frente à Loja Benoit para arrecadarmos mais brinquedos, lembrando que para cada brinquedo ou doce doado, o doador receberá um número para concorrer ao final do dia um kit churrasco que será doado para dois ganhadores.

Neste primeiro Natal nós realizamos um levantamento junto ao município e entendemos as dificuldades vividas na localidade de Campinhas – Interior de Espumoso. Estaremos levantando todas as doações e realizaremos a distribuição nesta localidade escolhida.”

 

Doações

Ao leitor que se assim quiser, poderá realizar doações para a Comunidade LGBTQIA através do pix: 026.417.990-06, ou entrar em contato através do fone e WhatsApp: (54) 9 9628-7543.

 

Leia mais

PUBLICIDADE