PUBLICIDADE

Nível dos rios sobe com a chuva que não para deixando em alerta equipes nas cidades gaúchas

Compartilhe este post

As chuvas constantes que atingem as cidades do Rio Grande do Sul, especialmente os municípios da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Paranhana e do Caí, desde o final de semana, provocam a elevação de córregos, arroios e rios. Fato este que coloca em alerta não apenas as autoridades municipais e equipes da Defesa Civil, mas também as famílias ribeirinhas, que ficam na expectativa do extravasamento das águas e da possibilidade de novas cheias após a tragédia dos eventos climáticos do ano passado.

Em Montenegro, em cinco dias, o acumulado de chuvas totaliza 64 milímetros de precipitação e, de acordo com a Defesa Civil, o Rio Caí está em 4 metros, em cota de alerta, subindo à razão de um centímetro por hora. A cota de inundação é quando ele chega à marca de 6 metros. Segundo a prefeitura, não há registro de estragos pelo vento e nem de alagamentos.

Na cidade de São Sebastião do Caí, o rio baixou na quarta-feira saindo da cota de alerta, mas durante a noite voltou a subir, segundo informou a Defesa Civil. Na manhã desta quinta-feira, a medição marcou 6,8m, lembrando que a cota de alerta é a partir de 7m e a de inundação é 10,5m. As equipes seguem em constante monitoramento sobre o comportamento do Rio Caí, tendo em vista a localização das famílias ribeirinhas.

Na cidade de Novo Hamburgo, o acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 44mm. Repetindo basicamente a marca entre os dias 27 e 28 de maio. O Rio dos Sinos estava na marca de 5,62m durante esta manhã, sendo que o nível normal é de 3m e a cota de inundação é quando ele chega à marca de 7m. Entretando, ele reduziu sua velocidade de elevação. A noite as rajadas de vento foram de aproximadamente 20km/h.

Em São Leopoldo, o nível do Rio do Sinos estava em 2,94m na manhã desta quinta-feira, em status de observação. O acumulado de chuva das últimas 24 horas foi de 44mm e a precipitação acumulada no mês de maio foi de 136mm, sendo que a precipitação média dos últimos 30 anos para maio é de 124mm. Em Campo Bom, o Sinos estava em 5,02m, a cota de inundação neste trecho é de 7,20m. Sapiranga registrou o acumulado de chuva de 70mm em 24 horas.

Em Gravataí, a Estação Hidrometeorológica da da Agência Nacional de Águas Passo das Canoas Auxiliar, no Caça e Pesca Parque dos Anjos, apontou o nível do Rio Gravataí em 2,16m, sendo que o nível normal é de 2,60m, em elevação gradual. O status é de monitoramento e alerta.

Em Cachoeirinha, o nível do Rio Gravataí marcava 2,12m na Estação Passo das Canoas, em status de atenção, sendo que a cota de inundação é quando ele chega à marca de 4.75m. Não houve registro de destelhamento ou alagamento diante do alerta de ciclone. O acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 40mm de precipitação.

O município de Alvorada registrou 43,2mm de chuva nas últimas 24 horas. O Rio Gravataí, no trecho em que passa pelo município está em 2,18m, sendo que ele entra em cota de inundação em 4,75m. Em Canoas teve registro da queda de uma árvore na Avenida Boqueirão e alguns pedidos de lona para a Defesa Civil por motivos de goteira e infiltração devido as chuvas constantes. Não houve registro de destelhamentos. O acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 28,8mm no bairro Niterói, com rajadas de vento de 48 km/hora.

*Correio do Povo

Leia mais

PUBLICIDADE