O Ministério da Agricultura divulgou uma atualização sobre o número de casos de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) no Brasil. Foram registrados mais 4 casos, elevando o total para 57, sendo 56 em aves silvestres e um foco em produção de subsistência, de criação doméstica, no estado do Espírito Santo. Além disso, o ministério informou que há 15 investigações em andamento.
Os focos confirmados da doença estão distribuídos nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em outros estados, como Roraima, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, as investigações ainda estão em andamento, com coleta de amostras e sem resultados laboratoriais conclusivos.
É importante ressaltar que as notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP, de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Além disso, não há restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.
O Ministério da Agricultura continua atuando de forma rigorosa para controlar a disseminação da gripe aviária e adotando as medidas necessárias para proteger a saúde animal e garantir a segurança dos produtos avícolas do país. A população também desempenha um papel fundamental ao relatar qualquer suspeita de casos da doença, auxiliando no monitoramento e prevenção de sua propagação.
Com informações: Fernando Kopper
Fonte: Canal Rural






