PUBLICIDADE

Pesquisa mensal do IBGE mostra queda no varejo brasileiro; mas alta do RS

Cropped image of woman inputting card information and key on phone or laptop while shopping online.
Compartilhe este post

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (13) os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), que mostram que as vendas no varejo brasileiro variaram -0,3% em setembro, após variação de 0,1% em agosto.

Em relação a setembro de 2024, o resultado positivo (0,8%) é o sexto consecutivo. No ano, o varejo acumulou crescimento de 1,5%. O acumulado em 12 meses foi de 2,1%, a menor taxa de crescimento desde janeiro de 2024. No comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas variou 0,2% em setembro na comparação com agosto. Frente a setembro de 2024, houve crescimento de 1,1%, após três meses de perdas. No ano e em 12 meses, o varejo ampliado acumula -0,3% e 0,7%, respectivamente.

No Rio Grande do Sul, o volume de vendas avançou 0,9% frente a agosto, após crescimento de 1,1% no mês anterior. A média móvel trimestral no estado variou 0,7%. Na comparação com setembro de 2024, as vendas cresceram 3,1%, com resultados positivos em cinco das oito atividades pesquisadas. O ganho acumulado no ano ficou em 3,1%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses foi de 4,6%. No comércio varejista ampliado, o volume de vendas aumentou 2,7% em setembro na comparação com agosto. Frente a setembro de 2024, houve expansão de 5,1%. No ano, o varejo ampliado acumula alta de 2,6%, enquanto o acumulado em 12 meses foi de 5,3%. Confira o release regional na íntegra.

*Agora no Vale

Leia mais

PUBLICIDADE