No verão, é comum que as doenças intestinais, mais conhecidas como gastroenterites, sejam mais frequentes. Isso acontece devido às altas temperaturas, que favorecem a rápida proliferação de bactérias e vírus em alimentos e na água.
Outro fator importante é a desidratação, comum nessa época, que pode agravar os sintomas gastrointestinais. A falta de cuidados com a higiene das mãos e dos alimentos também contribui para a transmissão dessas doenças.
Para o médico clínico e cirurgião geral, Dr. Igor Elias Gheller, algumas dicas de prevenção são: Não deixar alimentos perecíveis fora da geladeira por mais de 30 minutos, lavar bem as mãos, assim como frutas e verduras, evitar alimentos com maionese, cremes ou carne crua em locais sem refrigeração e beber bastante água.
Embora comuns e tratáveis, quanto mais cedo forem diagnosticadas, menores as chances de complicações. Para Dr. Igor, alguns sinais de alerta importantes são: Dor abdominal ou persistente, sangue nas fezes ou vômito, diarreia ou vômito por muitos dias, desidratação grave, anemia, fraqueza ou febre alta. Nesses casos, deve-se buscar o Pronto-Socorro mais próximo.
Assessoria de Comunicação HSS






