A semana deve ser de tempo bastante instável em todo o Rio Grande do Sul, informa a equipe de meteorologia da Climatempo.
Ao longo desta segunda-feira (4), áreas de instabilidades formadas no domingo dão origem a uma nova frente fria, que ainda segue provocando chuva em boa parte do RS. A previsão é de que a chuva seja volumosa principalmente no Norte e na Serra gaúcha, e o maior acumulado deve ser registrado em Coronel Pilar: o volume deve chegar a 47mm. Na faixa central, o sol predomina e ocorrem pancadas isoladas de chuva. Já nas regiões Sul e Oeste, principalmente na fronteira com o Uruguai (locais no Extremo Sul e na Campanha), há a influência de uma massa de ar seco vinda da Argentina, de forma que não há mais possibilidade de chuva nestas áreas, onde o dia será nublado.
No Norte gaúcho, a chuva pode cair do começo ao final do dia. Persiste o risco de chuva localmente forte a torrencial com altos volumes em alguns municípios.
A temperatura em Espumoso nesta segunda fica entre 17ºC e 22ºC. No Estado, a máxima prevista é de 29ºC em Pinhal Grande e Quevedo. A mínima deve ser registrada em Pedras Altas, de 12ºC.
Na terça-feira (5), a atuação da massa de ar seco se intensifica, fazendo com que áreas de tempo firme se multipliquem pelo Estado. Pode haver pancadas de chuva isoladas somente em alguns municípios que fazem divisa com Santa Catarina. Nas outras áreas, o sol aparece entre nuvens, principalmente na faixa Leste, no litoral, na região de Rio Grande e na grande Porto Alegre. No Estado, a temperatura mais alta deve ser registrada em Novo Tiradentes, com 31°C, e a mínima em Pedras Altas, com 9°C. Em Espumoso, a variação térmica deve ficar entre 18ºC e 25ºC.
A partir de quarta-feira (6), voltam a se formar algumas áreas de instabilidade pelo Interior, com retorno das pancadas de chuva. Na quinta-feira (7) ela se intensifica, principalmente nos arredores de Uruguaiana e São Luiz Gonzaga, municípios onde as precipitações devem acumular de 50mm a 60mm.
— Vai ser uma semana de chove e para, chove e para. A gente tem apenas um dia com tempo seco em quase todo o Estado, que é uma janela na terça-feira. Nos outros dias, as pancadas de chuva retornam, se intensificando na quinta-feira — afirma a meteorologista Daniela Freitas.
Com informações de GZH.






