O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terá seu primeiro dia de provas no próximo domingo (13). Na ocasião os estudantes, em um campo nacional, farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. A segunda etapa das avaliações está marcada para o dia 20 de novembro, quando serão aplicadas as provas de matemática e ciências . Passo Fundo tradicionalmente tem salas onde serão aplicadas as provas na UPF, que apenas cede o local. Para saber onde fará a prova o estudante deve consultar a informação que está no cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): www.gov.br/inep/ .
A abertura dos portões, tanto no dia 13 como no dia 20, será às 12hs e o fechamento acontece às 13hs. O estudante pode fazer as provas até 19hs no dia 13 e até 18h30 no dia 20 de novembro. No dia da prova o candidato deverá portar um documento oficial com foto (documentos digitais também valem); Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente; Cartão de confirmação de inscrição; Lanche; e água em garrafa transparente em embalagem que não pode ter rótulo.
Todas as etapas das provas são importantes, mas a redação poderá ser um diferencial nas avaliações. As notas podem ir de 0 a 1000. Quem zerar a redação não poderá participar de programas como o SISU, que oferece bolsas em instituições públicas de ensino ou o Prouni.
A Uirapuru conversou com o professor de Literatura Paulo Fernando de Oliveira, o professor Paulinho, fundador do Garra de Passo Fundo, uma referência em cursos preparatórios. O professor explicou que agora, com as provas próximas, é importante evitar a ansiedade pelo momento. Também é possível estudar assuntos que não cansam, fáceis de gravar, relativos a livros, história e atualidades. Fazer uma redação, escolhendo um tema, é outro bom exercício, explorando o seu desenvolvimento.
O professor explicou que o tema da redação é sempre o grande desafio. O professor recomendou que, após identificar o tema, é preciso montar um esquema colocando os pontos que serão defendidos no texto. Os temas possíveis na redação são muitos, destacando-se os conflitos internacionais e temas locais, como evasão escolar e a recuperação dos alunos após a pandemia. O professor Paulinho também recomendou às famílias que deixem palavras de conforto aos alunos antes das provas, pois a pressão, agora, pode apenas atrapalhar.
Fonte: Rádio Uirapuru






