Máximas de hoje no RS vão rivalizar com as dos dias de forte calor de janeiro e fevereiro
Dias quentes em agosto são normais, mas o calor previsto pela MetSul Meteorologia para esta quinta-feira (19/08) será atípico para esta época do ano no Rio Grande do Sul ante a sua intensidade. Os gaúchos vão experimentar uma tarde cujas máximas vão rivalizar com muitos dias de janeiro ou fevereiro. As máximas durante a tarde em algumas cidades vão ficar até 15ºC acima do que é normal para esta época do ano, o que é pouco comum.
Uma massa de ar muito quente que cobre quase todo o Brasil, o Paraguai, a Bolívia, parte do Uruguai e o Nordeste da Argentina vai cobrir todo o Rio Grande do Sul e ainda deverá ganhar intensidade. Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude, que se origina na Bolívia e vem até os países do Prata, vai transportar ar muito quente e fumaça do Centro-Oeste do Brasil para o estado gaúcho.
Espera-se a presença de fumaça de queimadas vinda do Norte da Argentina. Paraguai e Centro-Oeste do Brasil, transportada pela corrente de jato de baixos níveis que pode trazer ainda vento Norte com intensidade moderada e por vezes com rajadas, especialmente no Oeste e no Sul gaúcho.
Espumoso
Após uma quarta-feira marcada pela queda de granizo em algumas localidades de Espumoso, a previsão para esta quinta é de céu limpo durante o dia e calor, a temperatura máxima pode alcançar os 34ºC no município. À noite, porém, a instabilidade pode retornar.
Com informações da MetSul Meteorologia.






