PUBLICIDADE

RS registra 36 mortes por dengue este ano, com mais um óbito confirmado; Espumoso mantém a luta contra o mosquito

Compartilhe este post
Com mais um óbito confirmado, o Rio Grande do Sul já contabiliza 36 mortes por dengue neste ano, de acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), ligado à Secretaria da Saúde. O último óbito foi de um homem de 43 anos, residente de Ibirubá, com comorbidades, ocorrido em 19/05/2023.
A Secretaria da Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde assim que apresentar os primeiros sintomas da dengue. Dessa forma, é possível evitar agravamentos da doença e potenciais casos fatais.
Os principais sintomas da dengue incluem febre alta (39 a 40°C) com duração de dois a sete dias, dor retroorbital (atrás dos olhos), dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
Para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é fundamental adotar medidas como a limpeza e revisão das áreas internas e externas das residências ou apartamentos, eliminando objetos com água parada, o que impede o inseto de se reproduzir e corta o ciclo de vida aquático. O uso de repelente também é recomendado como forma de proteção individual.
No estado, já foram registrados 17.821 casos confirmados de dengue neste ano, sendo 16.160 autóctones (contraídos dentro do Rio Grande do Sul) e os demais importados (casos de pessoas infectadas enquanto estavam em outras localidades). Em 2022, o Rio Grande do Sul teve seus maiores índices da doença em toda a série histórica, com mais de 57 mil casos autóctones e 11 mil importados, resultando em 66 óbitos por dengue.
Em Espumoso, a Secretaria da Saúde tem intensificado o combate ao mosquito Aedes aegypti, aumentando o efetivo de Agentes de Endemias. Nos últimos dias, diversas campanhas de conscientização estão sendo realizadas na cidade para alertar a população sobre os riscos da dengue. Recentemente, um veículo da Secretaria da Saúde percorreu os bairros do município para conscientizar os moradores.
Segundo a Secretária da Saúde Marileisa Valandro, a secretaria tem feito tudo ao seu alcance para orientar a população sobre as medidas de prevenção e combate à dengue.
Com informações: Fernando Kopper

Leia mais

PUBLICIDADE