O Rio Grande do Sul deve ter mais uma semana seca e com pouca chuva, favorável à estiagem. De acordo com informações da Climatempo, a previsão é que a segunda semana de fevereiro seja de tempo firme, altas temperaturas e baixa umidade do ar.
Após um fim de semana com leve redução das temperaturas e chuva em algumas áreas gaúchas, o ar seco e o tempo firme voltam a predominar em quase todo o Estado nesta segunda-feira (7).
Com um sistema de alta pressão que começa a dominar as condições meteorológicas no RS, os termômetros devem registrar marcas mais altas, sobretudo na Fronteira Oeste, onde cidades como Uruguaiana vivenciarão máximas entre 35º C e 37º C.
— É mais uma semana de estiagem, com tempo voltando a ficar quente. A semana começa com temperaturas mais amenas e, ao longo da semana, elas aumentam — afirma a meteorologista Nicolle Monteiro, da Climatempo.
A menor mínima a ser registrada em solo gaúcho para esta segunda (07) é de 13ºC em Bom Jesus, na Serra. A maior máxima, de 32ºC, em Uruguaiana. Em Espumoso, os termômetros variam entre 14°C e 26°C.
Há risco de ressaca entre a manhã de segunda-feira e a a manhã de terça (8) entre Arroio Chuí e Mostardas, com ondas em torno de 2,5 m de altura.
Na terça-feira, o ar seco predomina no Estado, com dia marcado por sol e calor.
Ao longo da semana, não há previsão de temporal para o Rio Grande do Sul. Espera-se apenas pancadas de chuva fracas e isoladas no começo da manhã, típicas do verão, nos litorais Sul e Norte na segunda-feira – na quarta (9), o tempo deve estar firme na praia.
A chuva também deve aparecer no Norte e Nordeste entre terça-feira e quarta-feira. Após a precipitação, o sol volta a aparecer no céu.
Semana será de grande variação térmica
Nesta semana o ar seco tende a predominar pelo território gaúcho com um sistema de alta pressão atmosférica no comando das condições do tempo. O vento, inicialmente, predomina de Sul e favorece o ingresso de ar mais ameno, sobretudo, nas noites, manhãs e madrugadas que poderão ter queda mais acentuada de temperatura com expectativa de marcas que poderão ficar abaixo da média histórica de fevereiro.
Os trechos de maior altitude da Metade Norte irão ter marcas inferiores a 10°C nas manhãs de segunda, terça e quarta-feira. O amanhecer de terça tende a ser o mais frio, com previsão marcas que podem baixar de 5°C nos Campos de cima da Serra. Na maioria das regiões as mínimas tendem a ficar com termômetros operando abaixo de 20°C.
Em contraste a isso, as tardes terão gradual aquecimento com expectativa de retorno do calor mais forte a partir da segunda metade da semana com máximas acima de 35°C. O ar mais quente tem inicio do Centro para o Oeste a partir de quarta e gradativamente irá se expandindo até o Leste.
*Com informações de GZH e MetSul Meteorologia.






