A semana deve começar com sol forte em boa parte do Rio Grande do Sul. Conforme o Climatempo, temperaturas amenas devem ser sentidas até o próximo fim de semana, quando a chuva deve começar a ter mais expressividade e ser mais intensa. No entanto, alguns pontos podem registrar nebulosidade, principalmente na faixa litorânea, por conta dos ventos que sopram do mar.
Hoje, segunda-feira (18), além do litoral, a região da Serra também deve ter nuvens, com a possibilidade de chuva fraca. Em algumas partes, devido a presença de uma massa de ar frio de origem polar em todo o Estado, as mínimas podem ficar abaixo dos 10ºC como em Pelotas (6ºC) e Bagé (7º C). Em Espumoso, os termômetros variam de 11°C a 23°C .
Na região norte, a segunda-feira deve ser de baixa nebulosidade em meio ao tempo aberto.
Segundo meteorologistas do Climatempo, não há previsão de chuva ao longo dos próximos dias na Capital do Estado, com tempo firme e sol, e a semana deve terminar com termômetros na casa dos 24ºC.
Esqueça períodos prolongados de calor tão cedo
A semana que começa será praticamente toda com noites mais frias do que o normal para esta época do ano no Rio Grande do Sul. Espera-se, inclusive, um reforço de ar frio entre terça (19) e quarta (20), que vai prolongar o período de noites frias e temperatura amena ou agradável durante a tarde. Todos os dias até sexta-feira (22) devem ter mínimas de um dígito (abaixo de 10ºC) no Sul gaúcho e a região de Bagé deve marcar mínimas semelhantes às anotadas neste domingo e na terça.
Quem torce por calorão ou uma longa sequência de dias quentes deve esquecer porque não vai acontecer tão cedo. Desde o começo da primavera, e a estação está prestes a completar um mês, houve somente dois dias de calor mais generalizado no Rio Grande do Sul, na quarta e na quinta da última semana.
A frequência de dias de calor deve aumentar apenas em novembro e mesmo assim não devem ser muitos, uma vez que não se antecipa um novembro muito quente. Dezembro, ao contrário, deve registrar um número de dias de temperatura elevada muito maior com a possibilidade de alguns dias de excessivo calor.
Com informações de GZH e MetSul Meteorologia.






